Fotografando na chuva

As máquinas digitais tiveram um avanço tecnológico muito grande e hoje já se dispõe de equipamentos compactos e poderosos.

Após nossas caminhadas percebemos que dispomos de uma infinidade de imagens que fotografamos em nossas máquinas digitais.

No entanto, quando retornamos de caminhadas em dias de chuva como na foto acima, vemos que há poucas imagens em nossos equipamentos que acabam ficando guardados na mochila para evitar que se estraguem no contato com a água da chuva.

Mesmo quando protegidas sob a capa, a umidade produzida pelo calor do corpo apresenta risco ao equipamento.

Muitas vezes situações interessantes ou belas paisagens deixam de ser registradas para preservar o equipamento.

Essa situação parece estar com os dias contados uma vez que é cada vez maior a quantidade em oferta no mercado de equipamentos à prova d’água, com preços acessíveis e com recursos antes só disponíveis em equipamentos de ponta.

Numa pesquisa ao site da loja americana B&H Photo Vídeo (http://www.bhphotovideo.com), que tem uma versão em português, encontrei vários modelos de equipamentos com esta característica das marcas Nikon, Canon, Fuji, Olympus, Panassonic, Sony e outras marcas.

Há inclusive câmeras que além de serem a proteção d’água e de choque (queda), vem com GPS e funcionalidade que facilita o ulpload de fotos para facebook ou vídeos para o Youtube quando conectadas a um computador.

Os preços variam de US$ 179.00 a US$ 500.00.

Desta forma, quando formos adquirir um novo equipamento para usar em caminhadas devemos considerar incluir em nosso estudo essas novas máquinas que prometem ser uma boa alternativa.

Maurício Berka