Reconhecimento de trilha

Nesta quinta-feira (19 de abril), o Capitão de trilhas Fernando Higa, Clarice Berka e eu fomos a Santo Antônio de Lisboa fazer o reconhecimento da trilha que percorreremos no sábado (21 de abril).

Verificamos que o ônibus que sai do centro demora cerca de 30 minutos para chegar ao TISAN (Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa), assim, aqueles que pretendem ir nesse meio de transporte devem considerar este tempo mais o deslocamento até a praça em frente a igreja para chegar no horário da saída do grupo.

Tivemos sorte de contar com um dia muito agradável, com sol e um pouco fresco (já sem o calor de verão).

Por ser feriado no sábado, contamos que haverá a participação de vários associados. Mas o passeio é aberto a todos e sem custo. Cada um cuida de seu transporte, de seu lanche e refeição.

O trajeto é magnífico. Iniciamos margeando o mar com aquelas belas paisagens e, ao fundo a cidade de Florianópolis separada em duas partes pela ponte Hercílio Luz.

Após a praia de Sambaqui, adentramos em uma trilha, até então desconhecida para a Clarice e para mim que dá uma bela visão da foz do rio que corta a Estação Ecológica de Carijós.

A trilha segue até uma outra estrada que nos traz de volta a Sambaqui.

Almoçamos ali, apreciando o mar calmo.

Depois do almoço retornamos a pé até o terminal TISAN onde tomamos o ônibus de volta ao centro.

O circuito demorou cerca de cinco horas, incluindo o tempo de almoço e retorno ao TISAN.

Promete ser uma caminhada memorável.

Maurício Berka


Fotos de Clarice Berka: